Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo


A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB) lançou o edital para a seleção de novos mestrandos e doutorandos em arquitetura e urbanismo do ano de 2019. O Programa de Pós-Graduação (PPG) da FAU UnB oferece 85 vagas para novos mestrandos e 36 vagas para novos doutorandos.

O edital indica que os candidatos devam escolher uma área de concentração e uma linha de pesquisa, vinculando assim o seu Projeto de Pesquisa ao temas tratados no PPG FAU UnB. O programa é composto por 3 grandes áreas de concentração e diversas linhas de pesquisa:

1. TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA.
A área de Teoria, História e Crítica reúne estudos dedicados a processos históricos de concepção e transformação da Arquitetura e da Cidade, em recortes espaço-temporais diversos e com abertura para perspectivas interdisciplinares. Uma de suas ênfases é o Patrimônio, nas diversas dimensões, compreendendo a preservação, a conservação e o restauro. Um núcleo dedicado a Estética, Hermenêutica e Semiótica desenvolve pesquisas envolvendo arte, arquitetura, cidade e fenômenos culturais.

2. TECNOLOGIA, AMBIENTE ESUSTENTABILIDADE.
A área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade compreende estudos relativos a técnicas e processos ligados à produção da Arquitetura e do ambiente construído, com especial atenção à questão da sustentabilidade. Os sistemas estruturais são estudados no âmbito específico da Arquitetura e etapas da construção, desde os projetos e técnicas de produção até seu desempenho são objeto de pesquisas. O contexto urbano comparece com pesquisas relativas a qualidade do espaço e sua gestão, reabilitação em seus aspectos físicos e socioambientais. 

3. PROJETO E PLANEJAMENTO
A área de Projeto e Planejamento abarca estudos sobre políticas, planos e gestão em escalas diversas, do edifício ao território. As pesquisas voltadas para o âmbito edilício envolvem estratégias projetuais, configuração, representação e acessibilidade. Entre os temas diversos dos estudos relacionados ao urbano, podem-se citar análises e proposições sobre planejamento urbano e territorial, legislação, reabilitação, regularização fundiária urbana e mobilidade.

Mais detalhes podem ser vistos acessando o site do Programa: Edital completo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso de Projeto de Habitação Sustentável

Novos cursos de Simulação: ENVI-met e DesignBuilder

FAU-UnB sedia evento internacional sobre o futuro das Cidades Verdes