Como os materiais de construção afetam a sustentabilidade?

Você sabia que os materiais de construção são responsáveis por uma parcela significativa dos impactos ambientais, econômicos e sociais das edificações?














A literatura aponta que a maioria das seleções e especificações de materiais ocorrem com base em experiências anteriores sem considerar critérios técnicos.

Considerando a relevância dos materiais de construção para o desempenho das edificações, é fundamental que a prática existente no mercado seja substituída por avaliações técnicas desde as primeiras etapas do fluxo de projetos.

Esta é a motivação para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa de mestrado, proposto pelo arquiteto Bruno Guimarães no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. O objetivo da pesquisa é elaborar uma ferramenta para apoiar o processo de tomada de decisão de profissionais na seleção e especificação de materiais de construção. 


clique aqui para participar


Esta ferramenta será estruturada a partir de critérios ambientais, econômicas e sociais que foram identificados na literatura científica, porém necessitam passar por um processo de validação realizado pelo usuário final da ferramenta como passo metodológico do trabalho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos cursos de Simulação: ENVI-met e DesignBuilder

Concurso de Projeto de Habitação Sustentável

FAU-UnB sedia evento internacional sobre o futuro das Cidades Verdes