Paisagens Bioclimáticas

  










































A palestra intitulada “LANDSCAPE FIELDWORK” é enraizada na arquitetura da paisagem e irá abordar as relações entre as pessoas e as paisagens em que elas habitam. Gareth explora como o trabalho de campo etnográfico pode inspirar e informar inovações de design e planejamento urbano. O autor discutirá também a relatividade das práticas, materialidade e significados relacionados à paisagem em contextos dramaticamente diversos, incluindo a Península Arábica, as Bahamas e o Brasil.

O autor coloca que “o trabalho de campo incute uma intimidade entre o sítio e o projetista, que origina uma intervenção responsiva, responsável e engajada. O trabalho de campo é tanto uma ferramenta para o design quanto um método de pesquisa. Possui o potencial de não apenas gerar teoria e conhecimento sobre a paisagem, mas também desenterrar novos e surpreendentes desafios para o design e, por sua vez, iluminar uma imaginação de design mais robusta. Nesse sentido, "trabalho de campo de paisagem" implica uma natureza projetiva que vai além da descrição em direção à prescrição e à ação - isto é, em direção ao design.”.

A palestra será proferida em inglês pelo Prof. Gareth Doherty e ocorrerá na próxima terça (24/07) na Sede Campestre do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Distrito Federal (IAB-DF), em Brasília. O evento é promovido pelo Laboratório de Sustentabilidade Aplicada a Arquitetura e ao Urbanismo (LaSUS) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o IAB-DF e o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU-DF).


Sobre o Autor:
Gareth Doherty é professor da Universidade de Harvard (Graduate School of Design) e é autor de diversos livros como Urbanismo Ecológico, Roberto Burle Marx Lectures e Paradoxes of Green.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos cursos de Simulação: ENVI-met e DesignBuilder

Concurso de Projeto de Habitação Sustentável

FAU-UnB sedia evento internacional sobre o futuro das Cidades Verdes