Pontes de Calatrava

Observando a cabeceira da ponte projetada pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava na cidade de Veneza - Itália, percebe-se que o seu mosaico branco de forma orgânica a la Gaudi reflete um trabalho raciocinado. A paisagem de Veneza exigiu um menor impacto, uma vez que a ponte está localizada em frente da Estação Central de Santa Lucia e passa sobre o Grande Canal. Esta é uma das mais belas obras que considero do Calatrava, mostra que seu talento vai além dos estaiados cabos de aço.




Vista da Ponte sobre o Grande Canal, em Veneza - Itália.







Já na Espanha, pode-se observar o marco que a ponte estaiada sobre o Rio Gualdaquivir provoca na paisagem da cidade de Sevilla - capital da Andalucia. A ponte que liga a cidade antiga à parte nova onde foi sediada a Expo 92, tem um gabarito elevado, embora tenha uma silhueta bem elegante e contemporânea. Sua estrutura pode ser observada de muitos pontos da cidade, até porque uma das ideias deste projeto foi o de destacar a expansão urbana que a cidade de Sevilla estava empreendendo 
Ponte Estaiada em Sevilla. Um dos símbolos da arquitetura de Calatrava.

Comentários

  1. Frederico, poste uma foto sua neste blog meu querido!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre estou em todas as fotos, mas estou do lado de cá da câmera. O blog é pra contar um pouco do meu olhar sobre os lugares por onde passo. Sacô? As minhas estão no Facebook.

    ResponderExcluir
  3. que doutorado que nada, esse caio tá é passeando pelo mundo! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso de Projeto de Habitação Sustentável

Novos cursos de Simulação: ENVI-met e DesignBuilder

FAU-UnB sedia evento internacional sobre o futuro das Cidades Verdes